CURSO DE MARCENARIA BÁSICA


forma simples de conhecer as tĂŠcnicas profissionais aprendidas pelos novos estudantes marceneiros nas aulas do Curso de Marcenaria BĂĄsica da Unidade do SENAI de SĂŁo JosĂŠ/SC

PRIMEIRA POSTAGEM

Os apontamentos feitos adiante objetivam tĂŁo-somente registrar, atravĂŠs de fotos e de pequenas legendas, alguns dos ensinamentos repassados aos alunos do curso bĂĄsico de marceneiro ministrado pelo Professor JĂşnior Madruga.

O curso tem como meta o ensino de tÊcnicas profissionais båsicas utilizadas na indústria moveleira para a confecção de móveis em composto MDF.

As aulas foram subdividas em duas etapas, sendo inicialmente expostos conhecimentos teóricos båsicos sobre a profissão e, posteriormente, ministradas aulas pråticas no laboratório de marcenaria da instituição de ensino.

Nas exposiçþes teóricas, os alunos tiveram conhecimentos båsicos dos equipamentos; dos acessórios e do ferramental mais utilizados na indústria moveleira e que fazem parte do dia-a-dia do profissional marcenereiro.

Os alunos de marcenaria que integram nossa turma sĂŁo: Felipe Machado; Richard Apelt; Daniel Amado;  AndrĂŠ Luiz Wagner; Guiomar Cavalheiro; Vilmar AntĂ´nio Vieira; Bruno Vieira; SĂŠrgio DambrĂłs; Alcides Monteiro; Eduardo Alves da Silva; MĂĄrcio Roberto Pety; Vilmar; JoĂŁo Bosco Pantoja; Jocelino Tadeu; JosĂŠ Waldir de Oliveira; Celestino de Jesus Ruas; TarcĂ­sio Sampaio Pereira; Telmo Luiz de Melo; Eliane da Silva e JorgeFerla, todos capitaneados, como jĂĄ dito, pelo Professor JĂşnior Madruga.

Dentre os equipamentos industriais e portåteis mais utilizados na indústria moveleira, os alunos tiveram noçþes acerca do manuseio da serra esquadrejadeira; da plaina de mesa (galopa); da furadeira de bancada; da serra meia-esquadria; da lixadeira de fita; da furadeira e da parafusadeira manual; da lixadeira orbital; da serra tico-tico; da serra circular; da serra-fita; da tupia e da coladeira de fita de borda.

Foram fornecidos aos alunos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) previstos nas Normas Brasileiras de Regulamentação (NBRs) editadas pela Associação Brasileira de Normas TÊcnicas (ABNT) para proteção quando do manuseio dos equipamentos e matÊrias-primas no laboratório de marcenaria (jaleco; protetor auricular; óculos e måscara de proteção).

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos no laboratĂłrio de marcenaria foram confeccionados atravĂŠs de protĂłtipos de pequena escala em composto MDF, de 15mm e de 18mm de espessura, sendo este o material preponderantemente utilizado para o aprendizado devido a sua facilidade de modelagem e usinagem.

Consultando a pĂĄgina eletrĂ´nica da enciclopĂŠdia livre WikipĂŠdia na rede mundial de computadores, adiante transcrita, podemos obter o conceito; as caracterĂ­sticas; os tipos; bem como os principais usos e aplicaçþes do derivado de madeira comumente conhecido por MDF, ou tecnicamente denominado internacionalmente  como Medium Density Fiberboard (placa de fibra de madeira de mĂŠdia densidade):


"Medium-density fiberboard Ê um material derivado da madeira e Ê internacionalmente conhecido por MDF. Em português a designação correta Ê placa de fibra de madeira de mÊdia densidade.
O MDF Ê fabricado atravÊs da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintÊticas e outros aditivos. As placas de madeira são coladas umas as outras com resina e fixadas atravÊs de pressão.
Produto relativamente recente, foi fabricado pela primeira vez no início dos anos 60 nos Estados Unidos. Em meados da dÊcada de 70, chegou à Europa, quando passou a ser produzido na antiga República Democråtica Alemã e, posteriormente (1977), foi introduzido na Europa Ocidental atravÊs da Espanha. No Brasil, a primeira indústria iniciou sua produção no segundo semestre de 1994.
O MDF possui consistência e algumas características mecânicas que se aproximam às da cortiça. algumas de suas caracteristicas são superiores às do aglomerado, caracterizando-se ambos por possuir boa estabilidade e grande capacidade de absorção de tinta.
A homogeneidade proporcionada pela distribuição uniforme das fibras possibilita ao MDF acabamentos do tipo envernizado. É um material com várias aplicações e substitui com vantagens a própria madeira em muitas delas.
Existe uma preocupação quanto ao uso de formaldeído nas resinas empregadas na confecção de MDF e os riscos de saúde envolvidos. Potencialmente podem causar cancer. Ao manusear, Ê necessårio ter em mente medidas preventivas.
Tipos
As chapas de MDF são fabricadas com diferentes características, que variam em função de sua utilização final. Como exemplo citamos, alÊm das chapas normais, as chapas resistentes ao fogo e as chapas resistentes a ågua. Existem tambÊm chapas fabricadas com maior quantidade de plåstico, o que lhes permite aplicaçþes que requeiram maior resistência à flexão ou a choques.
As espessuras das chapas variam de 3 mm atĂŠ 60 mm, sendo as mais grossas utilizadas em elementos estruturais ou decorativos de arquitetura e mĂłveis (pĂŠs torneados para mesas, por exemplo).
O MDF ĂŠ oferecido ao mercado basicamente com trĂŞs acabamentos: chapas cruas, chapas com revestimento laminado de baixa pressĂŁo e chapas com revestimento finish foil:
  • As chapas cruas sĂŁo fornecidas ao usuĂĄrio principiante de forma que possa ser realizado o acabamento das peças atravĂŠs de pintura, revestimento com PVC ou estamparia;
  • As chapas com revestimento com laminado de baixa pressĂŁo sĂŁo produzidas atravĂŠs da pressĂŁo de um laminado (Papel Melaminico disponivel nos padrĂľes madeirados e unicolores) sobre o MDF, que ĂŠ fundida atravĂŠs de pressĂŁo e temperatura ao painel de MDF, resultando em uma chapa jĂĄ prĂŠ-acabada. Pode-se revestir ambas as faces ou apenas uma, permitindo ao usuĂĄrio usinar a face nĂŁo revestida e acabĂĄ-la atravĂŠs de pintura acolchoamento;
  • As chapas com revestimento finish foil sĂŁo produzidas por adição de uma pelĂ­cula de papel de fotografia, resultando em um produto jĂĄ acabado. Essa pelĂ­cula pode ser impressa com padrĂľes madeirados ou em cores. Algumas chapas contĂŞm partĂ­culas de sal.
Usos e aplicaçþes
O MDF destina-se, principalmente, à indústria moveleira. O uso do MDF Ê frequente como componente de móveis para partes que requerem montagem. Destaca-se a fabricação de pÊs de mesa, caixas de som, componentes frontais, internos e laterais de móveis, fundos de gaveta e tampos de mesa.
Na construção civil, pode ser utilizado como pisos finos, rodapÊs, almofadas de portas, divisórias, portas usinadas, batentes, balaústres e peças torneadas.
Empresas como a Manfroi e a Del Anno trabalham com um MDF de maior densidade, atendendo assim a demanda do mercado moveleiro nacional e internacional.
TambÊm jå foi usada para o fabrico de bumerangues, mas foi substituída por materiais com maior resistência mecânica e densidade mais apropriada para o vôo. Apesar disso, algumas pessoas ainda o utilizam para o aprendizado, pois Ê de fåcil usinagem.
A principal matĂŠria-prima utilizada pelas fĂĄbricas de MDF ĂŠ o pinus. No Brasil, a madeira de pinus ĂŠ obtida a partir de plantios florestais de larga escala."




Em complemento Ă s informaçþes obtidas na internet sobre o MDF, as medidas usuais da placa de fibra de madeira comercializadas pelas lojas do ramo sĂŁo de 2750mm X 1830mm, perfazendo aproximadamente 5,03m² (cinco metros quadrados).

A elevada resistĂŞncia e ampla utilização do MDF na indĂşstria moveleira nacional e internacional se deve ao fato de sua prensagem industrial ser da ordem aproximada de 1.700kg/m², existindo compostos de variadas qualidades, inclusive para uso marĂ­timo, sendo que no Brasil um dos fabricantes de melhor qualidade ĂŠ a Duratex.


0 comentĂĄrios: